Como tomar decisões de maneira assertiva
- Ana Carolina de Oliveira Kostkoski
- 15 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A tomada de decisão é parte da nossa rotina, sejam escolhas grandes ou pequenas, são frequentemente influenciadas por nossas emoções.
A insegurança e o medo de cometer erros são os principais obstáculos quando falamos de tomar decisões. Algumas pessoas, incapazes de lidar com o risco de errar e enfrentar possíveis críticas, acabam ficando "em cima do muro". O receio de perder também representa um desafio, pois ao escolher uma opção, estamos renunciando a outra, que poderia ou não ser a melhor alternativa.
No início da carreira profissional, essa decisão torna-se ainda mais pesada. Além dos desafios inerentes a esse período, os jovens precisam enfrentar a pressão familiar para iniciar o trabalho, ingressar na faculdade, garantir um lugar em uma empresa, obter um salário atrativo, e assim por diante.
A preocupação dos pais e familiares com a trajetória profissional, aliada ao turbilhão emocional característico dessa fase da vida, pode gerar conflitos internos e resultar em decisões equivocadas.
Portanto, é crucial desenvolver a inteligência emocional para lidar de forma mais eficaz com a pressão emocional na hora de tomar decisões, isso torna mais fácil manter o foco e a determinação para fazer escolhas de forma consciente.
Commenti